quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Castro Laboreiro - Concelho de Melgaço - Distrito de Viana do Castelo


Vila de Castro Laboreiro
- ao longe, entre serras.


Vista de Castro Laboreiro - do castelo, vemos aqui parte das muralhas e, de lá, temos uma invejável panorâmica sobre o centro da vila e sobre as serras em redor, numa extensão até se extinguir de vista.

Subi ao castelo, altitude superior a mil e trinta metros. Leva-nos, um estreito carreiro em terra batida e sobre penedos, por entre espaços abertos ou, parte, encostado à vertente ascendente. Desabrigado de vegetação, em parte devido à raridade da mesma devido à altitude, mas, também porque nos incêndios dos últimos anos, o que existia desapareceu. Estão a despontar novos rebentos e, aqueles já existentes estão a desenvolver. Por ocasiões a subida é bastante íngreme, chegando a ser bastante difícil já mesmo á chegada. A porta, essa, está sempre aberta.

centro antigo de Catro Laboreiro :

O viajante chega cansado pelo esforço.
Depois da entrada no castelo a tarefa foi fotografar. São inúmeros os motivos, como o centro histórico onde se situa a igreja, conforme se pode ver em cima a sua torre.



A Aldeia de Castro Laboreiro está rodeada de serras. É a serra da Peneda.

Lá em cima, trepei ainda ao morro mais alto, onde se situa uma segunda muralha interior. De lá, são longínquas as vistas.
O botão de disparo da máquina não encravou, a bateria ia bem carregada e o cartão de memória ia aliviado pelo que a emoção em fotografar foi ... de ... mais



Albergaria Mira Castro bem no centro da Vila




Cavalo livre, porque, selvagem não o é.

Interrompi o silencio a uma manada de seis cavalos com o trabalhar da moto 4. Esta manada estava pertíssimo da estrada de terra batida que liga ao centro da vila e pertíssimo desta. Outras fotos deste mesmo grupo estão mais para diante no artigo "Floresta, a subsistencia de todos os animais" e noutros artigos.

São várias as manadas de cavalos livres dispersas pelas serras de Castro Laboreiro, chegando a atingir as centenas em alguns pontos, como no planalto de Castro Laboreiro.



Árvores frondosas e rebanhos de ovelhas.

A pastorícia é a base de sustentação da população das aldeias. São as ovelhas, as cabras e as manadas de animais de grande porte; boi e vaca.

"Olá, o chefe, aqui, sou eu" - ou baixas esse canhão ou levas uma marrada. Já perdi o medo a esses tiros de máquina fotográfica.



planalto de Castro Laboreiro

No planalto vivem os cavalos selvagens em manadas. Não conhecem fronteiras e tanto estão em Portugal como se movimentam para Espanha. Neste dia, aqui no planalto, não tive a sorte de ver essas manadas.



centro da vila, no vale, por entre serras

A vila fica encostada - na vertente - do pico - fraga - onde se situa, no seu cume, o castelo.
De regresso do planalto, dei com esta paisagem que mais parece irreal, - de uma qualquer capa de calendário. Pena foi o tempo estar um pouco enevoado.



cabra montesa

São inúmeros os rebanhos de cabras, quase sempre domésticas e não selvagens.

"mira" Castro - entrada para a Albergaria.

Serra e floresta, vista das varandas do Mira Castro
Quem chega a Castro Laboreiro e percorre toda a sua avenida central que atravessa toda a vila, esbarra, no topo, com um miradouro de onde se vislumbra um espectáculo maravilhoso de natureza florestal, serra agreste e de um vale cheio de florestação. Para lá bem longe fica a serra do Soajo e do Lindoso. Espreite só esta janela acima.

2 comentários:

Bota Rota disse...

Boas Manuel. Tem um bonito blog! Vou ficar atento. Cumprimentos, Jorge Sousa www.ibernatur.blogspot.com

majosilveiro - João da mestra disse...

Respondo ao comentário de Jorge Sousa simplesmente com um muito obrigado pelo incentivo. Faço os possíveis embora a experiência ainda seja pouca. Muito obrigado e Feliz Natal.