terça-feira, 30 de março de 2010

Ovos, ovos e mais ovos de Páscoa; A arte nas escolas de Gaia









Arte dos alunos das escolas do Concelho de Gaia

OVOS DE PÁSCOA

Pintura
Artes visuais



EXPOSIÇÃO


PÁSCOA 2010





















































































































































































































































OVOS, OVOS E MAIS




OVOS DE PÁSCOA


A ARTE NAS ESCOLAS
DO CONCELHO DE GAIA

majosilveiro

O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a antiguidade, época em que já era costume presentear as pessoas, com ovos enfeitados e coloridos.Os povos antigos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes o bem. Os chineses costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.Os cristãos foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando o nascimento para uma nova vida, a ressurreição de Jesus Cristo, que nos deu a Salvação e a Vida Eterna. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. Os ovos não eram uma guloseima, como se conhece hoje. Eram mais um presente decorativo, original, simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova.
Abraços,
Silvia
30 de Março de 2010 20:26
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. Feliz Páscoa!
3 de Abril de 2010 09:47




4 comentários:

Silvia Schumacher disse...

O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a antiguidade, época em que já era costume presentear as pessoas, com ovos enfeitados e coloridos.
Os povos antigos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes o bem. Os chineses costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Os cristãos foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando o nascimento para uma nova vida, a ressurreição de Jesus Cristo, que nos deu a Salvação e a Vida Eterna.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. Os ovos não eram uma guloseima, como se conhece hoje. Eram mais um presente decorativo, original, simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova.
Abraços, Silvia

majosilveiro - João da mestra disse...

**Silvia Schumacher**
Sempre a considerei um Oceano de virtudes, de conhecimentos e de cultura.
Se tivesse que escolher qual seria esse Oceano escolheria o Atlântico porque é aquele que nos liga, que liga estas duas Pátrias de uma só língua.
Para si escolheria o cognome de “Enciclopédia” (não virtual mas carnal).
Abraços para a Doutora Sílvia Scumacher

Beatriz Tanezini disse...

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Feliz Páscoa!

majosilveiro - João da mestra disse...

**Beatriz Tanezini** Muito obrigado pela sua maravilhosa colaboração neste Blogue. Valorizava-o deveras se permitisse a inclusão destas suas sábias palavras na página principal. Muito obrigado pela sua iniciativa.
Abraço